quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Juízes - Povos pagãos no meio de Israel

Diz a Bíblia: " São estas as nações que o Senhor deixou para, por elas, provar a Israel, isto é, provar quantos em Israel não sabiam de todas as guerras de Canaã.
Isso tão somente para que as gerações dos filhos de Israel delas soubessem (para lhes ensinar a guerra), pelo menos as gerações que, dantes, não sabiam disso: cinco príncipes dos filisteus, e todos os cananeus, e sidônios, e heveus que habitavam as montanhas do Líbano, desde o monte de Baal-Hermom até à entrada de Hamate."
Juízes 3:1-3

Os juízes eram homens que julgavam a causa de Israel e estes surgiam uma vez que os israelitas voltavam para Deus. Os juízes eram homens que junto com Deus, vinham pra mudar a situação em que o povo Israel viviam quando se afastavam de Deus, pra servir os deuses dos povos que estavam na terra que foi prometida por herança ao povo de Israel.
O melhor lugar para morar, onde havia a melhor terra, onde a terra era mais prospera era a terra que estava em posse de povos que serviam deuses falsos e Deus queria dar essa terra para o povo de Israel não só porque prometeu mas, para mostrar a diferença que existia entre servir o Deus vivo para aqueles que adoravam a deuses feito por mãos humanas.
Enquanto tinha um juiz para lutar junto com o povo de Israel, Israel prevalecia e vivia na guerra. Quando o juiz morria, o povo de Israel ia perdendo sua vontade de guerrear, deixava de seguir os mandamentos e acabava vivendo em acordo com os cananeus, heteus entre outros, seguindo os deuses deles e se afastando totalmente do Deus vivo.

Diz mais a Bíblia: " Estes ficaram para, por eles, o Senhor por Israel a prova, para saber se dariam ouvidos aos mandamentos que havia ordenado a seus pais por intermédio de Moisés."
Juízes 3:4

Por isso, Ele mesmo permitia que o povo israelita até um momento, convivessem com os povos pagãos para mostrar aos israelitas que nunca houve uma intimidade verdadeira entre eles e Deus.
A suposta intimidade que os israelitas tinha enquanto havia um juiz, que representava a Deus na terra, morria junto com a morte de tal juiz e assim os israelitas passavam a adorar a outros deuses como diz a Bíblia:

" Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e ferezeus, e heveus, e jebuseus, tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram as suas próprias aos filhos deles; e rendiam cultos a seus deuses."
Juízes 3:5-6

2 comentários:

  1. Ta ligado!
    Que a luz de Deus venha resplandecer em seu caminho,em sua vida,em tudo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana esse blog.
    Gostaria que conhecesse também em meu blog:
    http://meublogpessoalpriscilaleite.blogspot.com
    Será um prazer receber a sua visita. Deus abençoe!

    ResponderExcluir