terça-feira, 18 de maio de 2010

A formação do homem e sua queda - segunda parte

Está escrito: "E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda arvore do jardim comerás livremente, mas da arvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás."
Gênesis 2:16-17

Aqui, como se vê, Deus não fez um pedido para Adão mas deu uma ordem para ele, semelhante a um pai ou uma mãe que sabe o que vai acontecer com seu filho, porque tal ação irá prejudica-lo.
Mas, para Suas criações conscientes, deu o livre arbítrio, o direito de escolher seus caminhos, mostrando também quais serão suas consequências.
Diz mais em Gênesis: "Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse a mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
Respondeu a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.
Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e arvore desejavel para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
Gênesis 3:1-6

Habitavam na Terra somente Adão e Eva e, para o diabo dominar sobre a Terra tinha que convencer o homem a deixar de obedecer a Deus para obedecer a ele próprio, o diabo.
Ele ficou observando qual dos dois estava apto a desobedecer a Deus, porque dessa forma, sim, dessa forma ele obteria o domínio.
Na sua observação, percebeu que Adão não apresentava nenhuma disposição para desobedecer a Deus, mas se assim fosse, ele consequiria a autoridade do homem mais fácil, porque a autoridade estava com Adão. Mas, infelizmente encontrou essa debilidade em Eva, pois ela tinha o desejo(cobiça) de comer do fruto e foi nisso que o diabo encontrou sua oportunidade para conquistar seu objetivo; então reforçou o desejo da mulher conversando com ela, mas ainda não tinha tomado do homem sua autoridade.
O diabo, com a habilidade que adquiriu através da "sabedoria", escolheu um animal para falar com Eva, pois sendo espírito, precisava de um corpo para ter acesso ao mundo físico e então começou a agir para tomar a autoridade do homem sobre a Terra.
Após Eva comer do fruto, levou-o para Adão e convenceu ele a comer também. Ele comeu e de imediato, toda autoridade que Deus tinha dado a Adão passou a ser do diabo, porque o homem deixou de obedecer a Deus para obedecer o diabo.
Continua...