sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Juízes

Diz a Bíblia: " Porquanto deixaram o Senhor e serviram a Baal e a Astarote. Pelo que a ira do Senhor se acendeu contra Israel e os deu na mão dos espoliadores, que os pilharam; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não mais puderam resistir a eles.
Suscitou o Senhor juízes, que os livraram da mão dos que os pilharam.
Quando o Senhor lhes suscitavam juízes, o Senhor era com o juiz e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles ante os seus gemidos, por causa dos que os apertavam e oprimiam.
Sucedia, porém, que falecendo o juiz, reincindiam e se tornavam piores do que seus pais, seguindo após outros deuses, servindo-os e adorando-os eles; nada deixavam das suas obras, nem da obstinação dos seus caminhos."
Juízes 2:13-14, 16, 18-19

É possível notar que Deus sempre esteve disposto a ver a felicidade do povo de Israel. Dizemos isso porque, o povo de Israel desobedecia a Deus, não seguindo a lei dos mandamentos e quando sua situação se tornava desesperadora, o povo recorria a Deus e Deus sempre esteve disposto a ajudar, sempre foi misericordioso, sempre. Mesmo que por várias vezes Deus tivesse que perdoar o povo de Israel.
O povo de Israel era inconstante em obedecer os mandamentos e tornava a pecar contra Deus por causa da desobediência. Deixavam de servir o Deus verdadeiro para servir vários outros deuses falsos, um fato que não é diferente do que nós vemos nesse seculo XXI.
Deus não castiga ninguem, e quem ensina isso não tem idéia de quem é Deus. É necessário compreender que a interpretação correta das Escrituras Sagradas da Bíblia é dada pelo Espírito Santo, entretanto, a ira de Deus se dava por causa da desobediencia do povo de Israel e Deus sendo justo não podia ajudar um povo que servia a outros deuses. O povo tinha que ser decidido se adorava ao Deus vivo ou aos deuses mortos.