quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A oração e o voto de Ana

Diz a Bíblia: " Houve um homem de Ramataim-Zofim, da região montanhosa de Efraim, cujo nome era Elcana...
Tinha ele duas mulheres: uma se chamava Ana, e a outra, Penina; Penina tinha filhos, Ana porém não os tinha.
Este homem subia da sua cidade de ano em ano para adorar e a sacrificar ao Senhor dos Exércitos, em Siló...
No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, dava ele porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas.
A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o Senhor a houvesse deixado estéril.
A sua rival a provocava excessivamente para irritar, porquanto o Senhor lhe havia cerrado a madre.
E assim o fazia ele de ano em ano; e, todas as vezes que Ana subia à Casa do Senhor, a outra a irritava; pelo que chorava e não comia."
1 Samuel 1:1-7

Pode se perceber, lendo alguns desses versículos, que mesmo Elcana levando de ano em ano oferta a Deus por Ana, e porção dobrada levava por ela, não mudava a sua situação de vergonha: a esterilidade que ela tinha. E pelo que eu soube, naquela época ser mulher estéril a tornava sem valor algum.
Ela não queria permanecer com a vida do jeito que estava mesmo tendo um marido que a amava e não a desprezava por ser estéril como diz a Bíblia:


" Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?"
1 Samuel 1:8


Ana não queria um consolo somente, ela queria uma solução! Seu maior desejo era ser mãe, dar decendentes ao marido que amava.
Deus permitiu que Ana passasse por essa situação para que ela usasse a fé. Sem fé não há como Deus ser contante na vida de uma pessoa, por mais que Ele queira. Ainda que a pessoa esteja vivendo pela fé, essa pessoa não está livre dos dias maus.
Ana se convence então que não adiantava ficar triste e sem comer, pois isso não era atitude de fé...